Arroz integral para a prevenção do diabetes.

19:24 Irismar Oliveira 4 Comments


Quer ter mais saúde? Então dê preferência ao arroz integral!
O arroz integral é um cereal integral, completo - é o arroz branco antes de ter sido refinado e polido e despojado da cobertura de farelo, que é rico em fibras e nutrientes. O arroz integral também tem um índice glicêmico menor do que o arroz branco, o que significa que não causa uma elevação rápida dos níveis de glicose no sangue.
Agora um novo estudo de pesquisadores da Universidade Harvard relata que os americanos que comem duas ou mais porções de arroz integral por semana reduzem seu risco de desenvolver diabetes tipo 2 em cerca de 10 por cento em comparação com pessoas que comem menos de uma vez por mês. E aqueles que comem arroz branco regularmente - cinco ou mais vezes por semana - são quase 20 por cento mais propensos a desenvolver diabetes tipo 2 do que aqueles que comem menos de uma vez por mês.
Substituir um terço de uma porção de arroz branco pelo integral por dia pode reduzir o risco de diabetes tipo 2 por 16 por cento, a análise estatística mostrou. Uma porção é uma xícara de arroz cozido.
O estudo não é o primeiro a apontar o dedo para alimentos como o arroz branco como o culpado pelo diabetes tipo 2. Um estudo de 2007 feito com mulheres chinesas em Xangai, descobriu que as mulheres de meia-idade que comem grandes quantidades de arroz branco e outros carboidratos refinados também tinham um risco aumentado de desenvolver diabetes em comparação com outras pessoas que comeram menos.
"O mais importante é que mostramos evidências de que o consumo de arroz branco - mesmo em níveis baixos - ainda está associado com maior risco de diabetes", disse o Dr. Sun, da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard. "É muito recomendado substituir o arroz branco com a mesma quantidade de arroz integral ou outros cereais integrais."
Além de ter um índice glicêmico mais baixo, arroz integral também contém nutrientes importantes como o magnésio, que são retirados durante o processo de refino, além de conter muito mais fibras. Estudos anteriores descobriram que ter esses nutrientes na dieta protege contra o diabetes, disse o Dr. Sun.


Aqui vai uma dica do Vivendo pela Palavra, ouvi de uma nutricionista o seguinte: Você pode trocar o arroz branco pelo arroz parboilizado , ele é mais saudável que o branco

Você também pode gostar

4 comentários:

  1. Olá pastora, tudo bem?

    Seus comentários sempre me dão ânimo para garimpar tesouros ocultos e publicar para o deleite de quem ama este livro sagrado,a bíblia.
    Visito seu 'cantinho' todos os dias e não sei mais o que dizer pra senhora, acabaram-se meus elogios... não quero ficar repetitivo... parabéns.

    Seu conservo,

    Iveraldo Pereira.

    ResponderExcluir
  2. Oi Yrismar Santos
    Bela reportagem sobre saúde e prevenção de doenças.
    Que diferença faz uma pequena mudança em nossa alimentação.
    Um abraço e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  3. Irmão Iveraldo, muito obrigada por sua abençoada visita e por suas palavras de incentivo. Uma boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Edu, muito obrigada por fazer parte do vivendo pela palavra, seja bem-vindo. Muito obrigada por seu comentário. Edu, minha mãe teve AVC, ela tinha problema de pressão alta, quando mudamos a alimentação dela, fez um ano que ela não tem problema de pressão alta, o medico dela reduziu até as mg da dosagem, seja o valor de uma boa alimentação.

    ResponderExcluir