O tempo certo de Falar

07:27 Irismar Oliveira 4 Comments

Como maçãs de ouro em salva de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.
(Pv25.11)


No universo humano, palavras são como pólvora para armas de fogo, tem o poder de gerar explosão, assim como armas de fogo podem matar se disparadas ou podem preservar a vida se contidas; Seres humanos podem avançar ou retroceder influenciados pelas palavras que ouvem.

O valor de sabias palavras ditas há seu tempo é incalculável, para não chegar cedo ou tarde, a fonte das palavras tem que ser um ser humano maduro trabalhado pelas ferramentas de aperfeiçoamento na vida, essas ferramentas são: derrota, dor, incompreensão, inadequação, rejeição, humilhação… Se usadas sob a base dos sentimentos: Perseverança, determinação, esperança, boa consciência, vontade de vencer… Executadas nas técnicas da dignidade, excelência, transparência, verdade, hombridade, sinceridade… O resultado desta equação será sem sombra de dúvida um ser humano denominado MESTRE, detentor do dom e da didática do ensino, este se mentoriador de outros seres humanos ensináveis, poderá construir uma equipe vencedora independente do contexto e da pertinência do mesmo; Familiar, corporativo, esportivo, empresarial, político. Será uma equipe vencedora.
Nós em maioria somos pais, mães, patrões, funcionários, chefes de repartição, policiais, políticos, médicos, engenheiros, pastores, padres etc. etc. etc. Que possamos desenvolver nossa vida a ter uma filosofia prática e não abstrata ao buscar sabedoria, para que nos momentos decisivos de vida, conquista, vitória, seja o nosso ambiente. Fato é que todos temos momentos de decisões que após tomadas irão ecoar até nossa terceira e quarta geração. A forma deste eco como diz a canção de Ivan Lins, Depende de nós.
Que o circo esteja armado, que o palhaço esteja engraçado, que o riso esteja no ar sem que a gente precise sonhar, que os ventos cantem nos galhos, que as folhas bebam orvalhos e que o sol descortine mais manhãs…

Por:  Romney Cruz
http://www.cadecristo.com.br

Você também pode gostar

4 comentários:

  1. Bom dia Irismar querida!
    A palavra se usada corretamente pode promover paz e compreensão, mas se for usada com descuido, pode sentenciar discórdias e até mesmo guerras. Acho que ainda não dominamos o seu uso e tampouco sabemos da sua real importância.
    Exercitemos o bem que há em cada um e, quem sabe, um dia usaremos as palavras de maneira certa... sabendo falar quando for preciso e ouvi-las quando necessária a compreensão.
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. Jackie, muito obrigada por sua bela participação!! Um dia Deus me falou algo que foi muito importante: falamos de mais e não acreditamos no que falamos, pois se acreditássemos muitas promessas teriam sido compridas e se soubéssemos o valor do que falar, mediríamos o que falamos como as pessoas,pois ferimos muitas das vezes com o que falamos e nem temos noção do poder de uma palavra dita na hora errada.

    ResponderExcluir
  3. olá...
    realmente tomamos decisões que irão mudar o resto de nossas vidas, por mais pequenas que estas decisões pareçam ser...
    Que busquemos sempre sabedoria para escolher de acordo com o plano de Deus pra nossas vidas...
    bjs pra ti, e continue assim, sempre inspirada pra nos dar palavras abençoadas!
    nanda

    ResponderExcluir
  4. E como disse Tiago 3:1,2 Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo. Um bom dia!!!

    ResponderExcluir