Encare-se a si próprio, antes de julgar os outros!

07:00 Irismar Oliveira 10 Comments



Hipercriticismo 



Se você quer de fato ajudar outros, e ajudar a livrá-los destas manchas, faltas, fraquezas e imperfeições, primeiramente verifique que o seu próprio espírito e toda a sua atitude têm sido errôneos. Esse espírito de julgamento, hipercriticismo e censura que há em você é como uma trave, contrastada com o minúsculo argueiro que está no olho da outra pessoa.Comece com o seu próprio espírito. . . (é o que diz Jesus), encare-se a si próprio de maneira bem honesta e frontal, e admita a si mesmo a verdade sobre sua pessoa. 

Como haveremos de fazê-lo na prática? Leia 1 Coríntios 13 todos os dias; leia diariamente essa asserção feita por nosso Senhor (Mateus 7.1-5). Examine a sua atitude para com seu próximo: encare a verdade sobre si próprio. . . E um processo deveras penoso e entristecedor. Mas se examinarmos, de maneira honesta e veraz, a nós mesmos, aos nossos juízos e pronunciamentos, estaremos na estrada real que nos levará a extrair a trave de nossos olhos. Então, havendo feito isso, estaremos tão humilhados que ficaremos totalmente livres do espírito de censura e de crítica exagerada.






Que maravilhosa peça de lógica é esta! Quando um homem se vê a si próprio como realmente ele é, nunca mais julga a quem quer que seja de modo errôneo. Todo o tempo de que dispõe o toma para condenar-se a si mesmo, para lavar suas mãos e para tentar purificar-se. . . Você não poderá ser um oculista espiritual enquanto não tiver clara a própria vista. 

Assim, quando nos encaramos a nós mesmos e extraímos essa trave, quando nos julgamos e nos condenamos a nós mesmos e ficamos nessa condição humilde, compreensiva, compassiva, generosa e caridosa, então estamos capacitados. . . a falar a verdade com amor a outra pessoa, e, por este meio, a ajudá-la. . . Não julgue, a não ser que primeiro se julgue a si mesmo. 

Studies in the Sermon on the Mount, n, p. 180-2 



Você também pode gostar

10 comentários:

  1. Olá Irismar,
    gostei muito da parte que diz "Você não poderá ser um oculista espiritual enquanto não tiver clara a própria vista". Essa parte resume bem o texto! Não devemos julgar os outros enquanto não formos perfeitos. E quando seremos perfeitos? Nunca!!! Então nunca julgaremos nosso semelhante!!!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI nestor é verdade amigo e só quando temos essa visão de nós mesmos é que sermos livres de julgarmos uns aos outros.

      Obrigada por sua visitam, te desejo uma bela tarde

      Excluir
  2. Oi Iris, muito boa essa reflexão!

    Essa parte é muito forte: "Você não poderá ser um oculista espiritual enquanto não tiver clara a própria vista."

    Muitas vezes até nos achamos 'na razão' para julgar alguém! Mas a nos diz que somos apenas observadores da lei! Não podemos tomar o lugar do JUÍZ! Um grande abraçooooooo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Lane como disse o amigo Nestor essa parte resume o texto, pois enquanto nao tivemos coma nossa visão clara sobre nós mesmo iremos entrar pelo caminho do julgamento. Precisamo lembrar que não somos senhor de ninguém Deus sim é senhor e juiz.

      Amiga te desejo um belo dia

      Excluir
  3. Irismar,
    O julgamento pertence a Deus.
    Temos que vigiar nossos lábios para que, quando surgir algum assunto que julgue outros, possamos cuidar para que não caiamos no grupo dos que só sabem, e gostam, de criticar.
    Tem uma coisa que chega a me irritar: ouvir alguém criticando ministérios. Sabemos que Deus julgará a obra de cada um. Contudo, tem gente que gosta de apedrejar ministérios e o pior, não entram na Igreja, nem deixam ninguém entrar e muito menos vão trabalhar na seara.
    Isso é triste.
    A Paz, querida,
    Missionária Delair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Delair é verdade amiga infelizmente muitos tem entrado por esse caminho de julgar e condenar uns aos outros. Como diz o texto Quando um homem se vê a si próprio como realmente ele é, nunca mais julga a quem quer que seja de modo errôneo. Todo o tempo de que dispõe o toma para condenar-se a si mesmo, para lavar suas mãos e para tentar purificar-se. . Não julgar não quer dizer que concordar com os erros de algumas pessoas, mas confiamos que DEus vai trazer juizo sobre todos que vivem uma vida fora da sua palavra.

      Oremos pedindo ao Senhor uma visão clara de nós mesmos e

      Excluir
  4. Irismar, que bom ter sua presença no meu blog. Que as palavras de fé, de poesia e de vida ajudem as pessoas a caminharem com mais firmeza. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI amiga , obrigada também por sua visita e por suas palavras que são incentivo

      te desejo uma boa tarde

      Excluir
  5. Boa tarde, Irismar.
    Vim visitar seu blog e ler da Palavra de Deus.
    Como diz no post, nada como olhar para si mesmo para abster-se de julgar os demais.
    Deus, o Justo Juiz é que pode fazê-lo. Podemos confiar na Justiça do Senhor.
    Abraço da
    Celina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI celina é verdade amiga, se temos que olha r e julgar alguém seja a nos mesmas. esse é o melhor caminho.

      Amiga obrigada pela visita

      te desejo boa tarde

      Excluir