Formas de Teimosias

08:24 Irismar Oliveira 0 Comments



         
Uma lista de Teimosia 

Por José Mateus
  • A preguiça é uma forma de teimosia: só faz o que quer quando quer.

· A lamentação é uma forma de teimosia e obstinação – não é sinal de fraqueza, mas, de resistência à ideia da obediência simples. A pureza é simples, a fraqueza é uma opção teimosa de nunca se andar com Deus como Ele é, sempre que Ele pode ser como é para nós e em nós.

· Falar muito é teimosia: quem fala demais nunca quer ouvir o suficiente.

Medo é uma forma de teimosia, é uma cegueira teimosa: recusa enfrentar aquilo que é óbvio ao bom senso e à calma. O medo treme até de tudo que não é perigoso – é um vício, um ciclo emocional e sentimental que se renova continuamente. O medo é uma carência e, sempre que lhe apetece, treme – até mesmo perto de Deus que de tudo protege. O medo não aceita sentir-se seguro, pois, é desconfiado por conveniência.

· Encobrir pecado é obstinação que mata, pois só o que é colocado na luz e abandonado solenemente deixa de perturbar e de tentar o homem, perdendo assim aquela força de fazê-lo tropeçar em tudo que é inerte e sem vida real e duradoura para oferecer.

· Preocupação é obstinação, pois é vício sem o qual muitos acham que não conseguem viver ou sobreviver. A preocupação até acha que descontrair em segurança é pecado horrível!

· A tolice é uma forma subtil de teimosia, pois quem é tolo só o é para encobrir algo de si ou em si, seja esse algo real ou imaginário.

· O sonhador é teimoso, pois recusa fazer e sonha para não ter que fazer a coisa certa da maneira certa – muito menos fazer na hora certa. Todo o sonhador é pessoa impaciente e, por essa razão, sonha. Há que distinguir entre imaginar de forma a conceber algo futuramente, (colocando tais pensamentos diante do Arquitecto do mundo) e entre sonhar sem finalidade real e concreta. Sonhador é teimoso – pensador é persistente e paciente até com ele mesmo.

· A teimosia é o oposto da persistência, pois teima em não levar as coisas até ao fim e desculpa-se através da obstinação, usando e desforrando-se de certas coisas para não ter de fazê-las. A teimosia cansa e desgasta, quando a persistência descansa arrumando a casa. Uma mula que pára e que recusa andar não é teimosa? Ela cansar-se-á só de estar parada e quem não persiste é teimoso e cansar-se-á de ser teimoso do mesmo jeito.

· A ignorância é outra forma arrogante e teimosa de viver neste mundo, pois, com um Deus que ensina tão perto de todos, não existe ignorância que não seja pecado. Basta, apenas, pedir sabedoria para a termos logo ali ao nosso alcance, Tiago 1:5. O ignorante ou recusa pedir ou recusa receber.

· Quem ensina acima de ser ensinado, quem ensina para nunca aprender na prática, é supra-teimoso – na verdade é um tolo inteligente, é um tolo acima da média, pois, será Deus e não homem quem lhe perguntará porque não pratica o que prega ou porque não tentou fazer conforme sabia.

· A idolatria e a adoração de tudo quanto não seja Deus real é obstinação e falta de bom-senso, falta de vontade de ser real, prático, conciso e preciso. A idolatria usa-se do medo de perder (teimosia) para se estabelecer e para manter as pessoas a adorarem aquilo que nem ouve e nem se mexe sozinho. Mostrem-me uma imagem numa procissão que anda sozinha! Mas, mesmo que se mexesse, não a adoraria.

· A fantasia é teimosia arrogante. A realidade e a verdade dentro de nós é sinal de humildade e enorme motivo de satisfação interior – sempre.

· A insatisfação é uma forma de teimosia, pois, recusa saciar-se da única coisa que realmente pode inverter todo o ciclo de pecado e insatisfação de todos os homens: Deus em Sua vida abundante. Pessoa insatisfeita é sempre pessoa que não quer Deus em sua própria vida – ela é teimosa no seu parecer quanto àquilo que quer, ou que não quer. Sua visão está torcida.

· Impaciência é uma atividade interior teimosa, um ciclo vicioso, cativante e manipulador – até tem energia própria e arranja desculpas para não ter paciência, pois culpa a paciência de não fazer quando só a paciência consegue tudo. A impaciência é coisa cega e só não vê porque não quer ser como a paciência e nem se quer vê-la por perto, pois, dela guarda rancor e tem inveja irreconciliável por muitos motivos óbvios.

· Todo o vício é sempre uma forma cega de teimosia, pois é algo que era inconsciente e tornou-se hábito consciente e persuasivo, o qual até pode convencer que é uma necessidade a ser levada em conta no topo das prioridades da nossa lista de preferências e sem querer estar em qualquer outra lista de espera.

· Avareza e amor ao dinheiro é uma teimosia, pois se não fosse assim, as pessoas gastavam só o que precisavam. Vemos que quem ama o dinheiro é precisamente quem gasta mal e pior, ou então não gasta no que é necessário gastar.

· Toda a dúvida diante da verdade é teimosia, tal como é toda a certeza diante do erro. A dúvida que nasce sempre que olhamos de frente o erro, desconfiando dele, é fé; a dúvida que nasce quando olhamos a verdade de frente é incredulidade. A certeza quando estamos errados é uma forma de incredulidade teimosa, a qual não aceita opiniões diferentes daquilo que pensa ou que deseja que se torne verdade por egoísmo que não se quer reconciliar com a verdade por motivos próprios. O erro tem de acreditar nele próprio e pensar positivo, senão não anda. Pensar positivo é a força de muito tipo de teimosia. A pessoa que acredita no erro, ao ser colocada perante a verdade, não quer mudar de opinião. É teimosa.

· A incerteza e a incapacidade são teimosias que não deixam fazer nada. E é tão fácil sair da incerteza: bastará verificar os fatos à luz de Deus se O acharmos. Mas, para O acharmos como Ele é (e não apenas pensar que O encontramos ou 'acha-Lo' como Ele não é), o nosso coração não pode estar dividido nem preocupado ou ocupado com outros afazeres. Se Deus é Vida, não precisamos de mais nada - e nem de nos ocuparmos com outras coisas para as termos ao nosso alcance. Ocupemo-nos só de e com Deus em pessoa viva e real em nós (conquanto seja mesmo real).

· Sentimentalismos são formas de teimosia, pois amor é amor independentemente daquilo que se sente. Amor não é sentimento, mas, é persistência em uma vida natural que não olha o que faz de bem, sempre que faz e nem a quem o faz. Amor existe e subsiste por si mesmo e não por aquilo que possamos sentir. O que se sente não faz o amor, mas, é o amor que nos faz sentir – quando existe e é Pessoa real dentro de nós, 1 João 4:7-9.

· Qualquer desvio sexual, qualquer pancada e sujeira sobre sexo são sempre teimosias que pretendem e prometem dar o que nunca podem dar. Deixe de ser teimoso na sujeira. Obsessão sexual é sempre uma forma de presunção, pois acha que é e pode ser e dar aquilo que não é nem terá porque, como ou para quem dar. O sexo normal como foi criado só é coisa para pessoa normal que vive conforme aquilo que foi criado sem ser de forma robotizada, programada e viciada. O sexo não existe fora da criação e da função para a qual foi criado e pouco me importa se os homens deste mundo não pensem em mais nada. Eles que me perdoem o desapontamento.

· Vaidade é teimosia e orientação perversa, pois se somos como somos é porque Deus sabe o que temos de ser, pois, foi Ele quem nos fez e só Ele nos pode mudar.

Nunca nos esqueçamos de duas coisas: que existem mais formas de teimosia para além destas aqui descritas e que todo pecado será sempre, mais tarde ou mais cedo, antes ou depois, uma forma de teimosia. Não orar, não ler a Bíblia é teimosia e nunca vi alguém colocar a Bíblia de lado sem ser através de uma ou de outra forma de teimosia e de obstinação. A segunda coisa que nunca podemos esquecer é que, para Deus (e Ele só fala a verdade), a teimosia e a obstinação são como feitiçaria, 1 Samuel 15:22,23. Pensava você que não era feiticeiro e nem idólatra? Amem.

Fonte do Artigo: Reavivamentos.com

Você também pode gostar

0 comentários: