Não desista dos seus sonhos!

12:34 Irismar Oliveira 0 Comments


FAÇA UM BEM A VOCÊ MESMO... NÃO DESISTA DOS SEUS SONHOS.

Quem bem sonha, repousa das agruras e misérias da existência. Uma dica: para bem sonhar, comece por ser feliz. Sonhar – acordado (Pois, de certa forma, somente os sonhos que sonhamos acordado, nos pertencem realmente) - é o mais próximo que podemos chegar do céu.

Sonhar – e realizar – é o que torna a vida suportável neste mundo de dores. Para quem não sonha, viver é sempre sofrer. Não existe maior liberdade psicológica, e mesmo espiritual, do que a liberdade de sonhar, e realizar os nossos sonhos. 

A vida, pouco a pouco, se torna insuportável, para quem não tem um sonho para realizar... Pois a alma que não sonha, também não se desenvolve, não cresce, não amadurece, e, se envelhece, envelhece submergida em amarguras e arrependimentos.

Os nossos sonhos são a medida da grandeza da nossa alma.

O poeta Fernando Pessoa bem disse que não somos do tamanho da nossa altura. Somos do tamanho dos nossos sonhos.

Sonhar é essencial para o desenvolvimento das potencialidades físicas mentais, e espirituais da vida humana. Perdeu muito da sua humanidade, quem perdeu a capacidade de sonhar.

Quanto mais sonha - e realiza -, mais sábia, e humana, a alma se torna... Como uma árvore junto a águas tranquilas, a alma cresce e se fortalece, enquanto sonha.

Em contrapartida, como árvore longe das águas, se não for farta de sonhos, a alma míngua, seca e agoniza sem nunca florir, sem nunca frutificar.

Os pássaros a desprezam como lugar seguro para seus ninhos...Pois é infértil.

Não se vê ninguém descansando sob a sua sombra...Pois não tem folhagem.

A ausência de sonhos dilacera e empobrece a alma, rouba dela o sentido e a motivação de existir.

Sem tardar, ela se torna como uma árvore condenada à solidão e sequidão; uma vez que, a ausência de sonhos rouba dela o seu bem mais precioso, o seu poder de transcender o aqui e o agora.

Incapaz de viajar pelas estrelas, incapaz de ver o amanhã, desespera-se diante dos enigmas da existência. Torna-se cativa da escuridão e do pessimismo, até que por fim, confrontada pela inutilidade do vazio do seu mundo interior, olha para a vida e nada vê, e deseja não mais existir. Pois os dias e meses dessas almas esvaziadas da sua essência, ocas, diferenciam-se uns dos outros apenas pelos nomes... Segunda-feira, terça-feira... Entretanto, o conteúdo deles é sempre o mesmo, sentimento de vazio e desamparo.

Não é sem motivo que Deus promete - e dá - sonhos e visões aos que são dele. Habitado pelo Espírito de Deus, o homem sonha e realiza. É próprio da vida do homem nascido da água e do Espirito, sonhar sonhos novos.

Um sonho realizado aformoseia o rosto e fortalece a saúde do sonhador. Mas os sonhos frustrados fazem a pele perder a viço e os olhos perderem o brilho. Os sonhos são a seiva por onde a nossa vida flui em nós.

Os sonhos são os conteúdos da alma, aguçam os sentidos, favorecem o discernimento de oportunidades, e fortalecem sobremaneira a base existencial sobre a qual a nossa vida se posiciona e se realiza no mundo.

Nossos sonhos formam a base da nossa verdadeira identidade. É perfeitamente possível conhecer uma pessoa pelo tipo de sonhos que ela deseja realizar, ou realizou.

É através dos nossos sonhos que somos reconhecidos, renegados, invejados, desejados, imitados ou aceitos.

Uma alma vazia de sonhos é tão somente uma alma sem identidade, um fantasma que miseravelmente passa pelo mundo sem deixar a marca da sua existência pelos caminhos que andou. Quando morrer, será como se nunca tivesse existido. É uma alma que ainda não é o que nasceu para ser, pois a vida se exprime melhor quando é poeticamente sonhada e realizada.

Há quem diz nunca derramar lágrimas... Mas derramar lágrimas é uma propriedade apenas de quem sonha. Quem não sonha tornou-se pedra... E, para o coração, é morte tornar-se pedra.

É através dos seus sonhos e visões que o indivíduo humano se realiza no mundo como pessoa de fé, esperança e amor. Pois é sem sombra de dúvidas, necessário ter fé, esperança e amor para sonhar e realizar sonhos. De modo que, o homem que não sonha está para sempre preso na incredulidade, desesperança e desamor da sua infértil e pobre existência.

A vida que não sonhamos, não nos pertence... Nem mesmo como fantasia.

Somente a vida que sonhamos, e realizamos, podemos realmente chamar de nossa vida... Por fim, desistir dos seus sonhos fundamentais é equivalente a desistir do seu bem maior, a própria vida.

Portanto, neste dia que se chama hoje, faça um bem a você mesmo: NÃO DESISTA DOS SEUS SONHOS!

( Autor: VB Mello) 


Fonte do artigo: Alimento da Alma


Você também pode gostar

0 comentários: